EMPREENDEDORISMO: 7 passos para o sucesso

Reflexão: da liderança ao pensamento complexo


Em tempos de imediatismo e superficialidade, ter um guia de como se tornar um empreendedor bem-sucedido em apenas 7 passos, seria o resultado perfeito para uma pesquisa no Google não é mesmo?!. Obviamente que esta hipótese é falaciosa. Sem esforço não há mérito. “Para atravessar o rio tem que remar”, esta é a primeira lição que um empreendedor (ou aspirante a) deve aprender.

Ao invés de seguir um passo a passo, convido você a um momento de reflexão, para compreender a fundo alguns atributos essenciais e intrínsecos ao empreendedorismo, que fomentam a formação de uma visão ampla dos fatores envolvidos na obtenção do sucesso frente a dinamicidade do ambiente empreendedor e seus desafios. Diria que as vezes não basta remar... tem que mergulhar no rio. Vamos?

Se 7 passos chamaram sua atenção para este artigo, com certeza, explorar apenas 3 conceitos a prenderão ainda mais: liderança, inovação e pensamento complexo. Como estes três conceitos se relacionam com o processo de empreender? É esta relação que vamos explorar.

 Antes de falarmos dos três conceitos é importante esclarecermos: o que é empreendedorismo? “Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo” (Leia mais em Endeavor).

 Simplificando, aproximando o conceito do entendimento comum, poderíamos dizer que “Empreender = ideia + ação”. Ou seja, empreendedor é aquele que faz acontecer.

Em uma visão mais romântica podemos dizer ainda que “Empreender é sair na chuva para se molhar. E se encantar com isso”. (Wellington Nogueira, Fundador da ONG Doutores da Alegria)

Afinal, quem são os empreendedores? São pessoas altamente criativas e inovadoras que possuem altas habilidades em gestão e Know-How em negócio.

Mas, mais do que entender de negócio, ele tem que entender de GENTE.

Segundo, Rose Mary Lopes (Professora e coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM) o empreendedor conta com muitas habilidades de comunicação, motivação, autoconhecimento e controle de emoções que o capacitam para lidar e liderar as pessoas à sua volta (entender de GENTE). Essas competências compõem a liderança empreendedora – um processo amplo, complexo e em evolução. (Leia mais em A importância do poder de liderança do empreendedor)

Mas antes de falarmos de entrarmos nesta seara, é importante tratar do conceito de liderança, pura e simplesmente (que de simples não tem nada).

Segundo a Wikipedia, Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Todavia, quando se trata de um olhar atrelado ao empreendedorismo, este conceito se expande, como pode ser explorado no artigo O que é liderança, no site, EmpreendoresWeb.

Considerando-se os conceitos apresentados, os tipos de lideranças, a dinâmica entre líder e liderados, e toda a exploração do conceito em torno do tema, ao final de toda a discussão, poderíamos simplificar e traduzir liderança em RESULTADOS. Pode parecer uma resolução simplista, mas estende-se o conceito de resultados em uma dimensão muito além de números. A maneira como a equipe é construída (liderada) impactará diretamente nos resultados, por esta equipe, alcançados.

O poder de liderança do empreendedor guiará os passos da equipe empreendedora. Considerando que é ponto pacífico, em várias publicações sobre empreendedorismo, que a equipe empreendedora é fator determinante para o empreendimento (a execução do projeto, construção da startup), a influência que a liderança empreendedora exerce sobre a equipe é fator crítico de sucesso.

Tal qual a importância atrelada liderança empreendedora, a inovação é fator chave no empreendedorismo.

“A inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, o meio pelo qual exploram as mudanças como oportunidades para um negócio ou serviço diferente. Pode ser considerada uma disciplina, pode ser aprendida e praticada.” (Drucker, 1985)

A inovação é uma das principais alavancas do processo de empreender. A partir de um novo jeito de enxergar ou resolver um problema que é possível identificar e avaliar uma oportunidade, desenvolver um plano de negócio, determinar e captar os recursos necessários para o negócio e estabelecendo-se efetivamente como negócio (realizando a gestão do mesmo).

O empreendedor por natureza é inovador, pois está em constante busca de solução de problemas de uma maneira diferente. Gerando e capturando valor.

Tendo abordados os conceitos de liderança e inovação e sua relação ou impacto com o empreendedorismo, finalizamos esta reflexão ampliando nossa compreensão sobre pensamento complexo.

Segundo Edgar Morin, pensamento complexo refere-se à “capacidade de interligar diferentes dimensões do mundo real”. Se trata de uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva. É um conceito que se opõe à divisão disciplinar ou linear do pensamento e que promove uma abordagem transdisciplinar e holística, sem abandonar as partes constituintes do todo.

De forma resumida, pensamento complexo, é a capacidade ou experiência de pensar sobre o próprio pensar. Conceito apresentado também como metacognição, “que é o tipo de estratégia que, uma vez aprendida, pode ser utilizada para todo o sempre e nas mais diversas ocasiões”. Estamos falando aqui em aprender a aprender.

Para Morin, para que cheguemos a este patamar, “é preciso reagrupar os saberes para buscar a compreensão do universo” (Leia mais em O complexo pensamento de Edgar Morin), "precisamos recuperar o conhecimento que se encontra adormecido, reagrupando unidade e diversidade".

A especialização do conhecimento, acabou por fragmentar disciplinas, dissociar conceitos, incentivando ao indivíduo a esta mesma fragmentação no “entendimento das coisas” resultado na superficialidade de conceitos tão comum atualmente.

Uma compreensão profunda, ampla de mundo e da realidade que nos cerca requer que tenhamos condições de transitar entre o entendimento do todo e das partes, do complexo ao simples e vice-versa. Compreendendo os conceitos de maneira isolada, mas percebendo a interdependência entre eles, mas mantendo a observação e compreensão do todo.

A apresentação dos conceitos individualizados de empreendedorismo, liderança, inovação e pensamento complexo, foi disposta de forma que entendêssemos que a relação entres estes é intrínseca. Estratégia de pensamento complexo.

Interlaçando estes conceitos, o empreendedorismo nada mais é que o resultado da ação de empreendedores, que a partir de seu ferramental e liderados, resolve problemas de uma nova forma, ou seja, alavanca soluções ou negócios através da inovação.

Esta é a beleza do pensamento complexo, entender que cada parte, com sua individualidade, tem função elementar na constituição do todo. Esta compreensão potencializada nossos recursos e nos torna aptos a pensar sobre o pensar. Quando aprendemos a aprender, potencializamos nossos resultados... pode não ser a receita do sucesso, mas com certeza contribui na preparação para o início desta jornada.

Érika Fraccaroli - erikafraccaroli@gmail.com | erika.fraccaroli@softplan.com.br
Executiva de Relacionamento, Unidade de Gestão Pública, Softplan / Poligraph.
Aluna do MBA em Inovação e Empreendedorismo, Estácio de Sá, Unidade Florianópolis.

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